Artista japonês cria incríveis obras temporárias com muita criatividade, inspiração, flores, gelo e neve.
+ Conheça as impressionantes esculturas de papel de Calvin Nichols
+ Arte acidental: 15 pequenas obras que aconteceram por puro acaso
+ Imagens mostram o emocionante nascimento de tigres gêmeos; assista o vídeo aqui
Em um lago congelado na Península de Notsuke, no Japão, o aclamado artista floral Azuma Makoto montou a terceira escultura botânica de sua série ainda em andamento chamada ‘Frozen Flowers’. A primeira edição foi realizada no mesmo local em 2019 e, novamente em 2021.
A cada ano as condições climáticas mudam e é exatamente isso que o artista procura transparecer em suas peças que demonstram claramente como a instabilidade do tempo e, suas variáveis, como temperatura, vento ou neve, podem alterar o ambiente e formar diferentes versões de uma única obra.
Uma parte importante da arte de Makoto é adaptar-se à natureza e com ela atingir um equilíbrio colaborativo no qual ele não tem controle sobre ela e nem ela sobre ele. Dispostos em um andaime e cercados por um campo de neve, cachos de flores e folhagens em uma variedade de cores e texturas são encharcados com água antes de se solidificarem em milhares de pingentes de gelo.
Nesta instalação, o artista e uma equipe de assistentes trabalharam durante a noite, esperando até que as temperaturas atingissem o nível mais baixo para que o gelo se formasse rapidamente. Na manhã seguinte, o sol revelou a composição finalizada e, assim como planejado, a obra derreteu.
Makoto pretende continuar instalando novas esculturas das flores geladas nos próximos anos, para documentar o ambiente em constante mudança. No Instagram você pode conhecer ainda mais sobre seu trabalho.